sábado, 2 de agosto de 2014

Minha doce Peppa


O desenho que minha filhinha mais tem assistido, contemplando incansavelmente cada cena chama-se Peppa Pig. Uma série infantil de produção inglesa, que retrata o cotidiano de uma família de porquinhos. O desenho é bastante lúdico, singelo e educativo. Os episódios narram a família, a partir dos personagens, Papai Pig, a Mamãe Pig, a Vovó e o Vovô Pig, além dos filhos Peppa e George.

Com imagens simplórias, sem muitos efeitos ou produção, o desenho é uma aula de didática familiar, apresenta a Família da Peppa sempre muito unida, aberta ao diálogo,  sob a proteção e atenção dos pais, amorosamente assistentes dos filhos. As decisões e atividades programadas pela família, sempre tem participação de todos. Há solidariedade entre os membros da célula familiar, não há espaços para individualismos. Um modelo tão ameaçado pelo paradigma "pós-moderno" (sociedade de risco) que prega a volatilidade das relações, a liquidez nos sentimentos e nas vivencias entre os familiares.

Na contramão da História, influenciada pela cultura da humanização, aparece Peppa. Com ela e sua família, o paradigma da moral familiar (domestica) ressurge para nossas crianças repleta de encantamentos e lucidez, nas cenas contemplam-se as vivências das coisas simples da vida em família. Nada de consumo exacerbado  ou desapego dos laços afetivos e de desrespeito aos pais, pelo contrário, o testemunho dos genitores pela valorização da vivência autêntica da infância dos filhos é sacralizado. 

Exaltando a família como templo sacrossanto de Deus, o (Santo) Papa João Paulo II, afirmou "A família é a base da sociedade e o lugar onde pessoas aprendem pela primeira vez os valores que lhes guiam durante toda vida".

Para os pais que investem pesado na ideia de presentear materialmente tudo aos filhos em detrimento da presença diuturna, cujo pacote (protetivos dos pais) devem vir amor, diálogo, atenção e cumplicidade, vale a pena compartilhar com os filhos também deste momento de pertença, ao assistir um pouco da família Pig. Afinal, quando os pais não se fazem presentes na vida dos pequeninos, o mundo irá substituí-los em situações cada vez mais complexas e cruéis. 

Neste caso, remediavelmente Peppa aparece como ícone infantil da resistência contra as agruras dos tempos (pós) modernos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário